Viagem a Amesterdão

Amesterdão é um dos mais visitados destinos turísticos no continente Europeu e é fácil perceber porquê. A capital holandesa é extremamente acolhedora, com uma atmosfera incrível, e uma arquitectura que nos faz querer ficar para sempre. Além disso, os seus canais dão-lhe um toque romântico muito particular, que continua a atrair turistas de todo o mundo anualmente.

É difícil compilar tudo o que necessita saber para uma primeira viagem a Amesterdão. Há muito a ver, a saber e a ter em conta. Mas a descoberta também é uma das melhores partes de viajar.

Amesterdão - Canal

A VIAGEM

É muito fácil viajar até a Amesterdão. O seu aeroporto internacional, Schipol, é um dos mais movimentados de toda a Europa e encontra vários voos, directos ou com escala, da maior parte das capitais do mundo. Existem também operadoras low cost a operar na Holanda, como a Ryanair, o que faz com que seja também um destino relativamente económico. Se marcar a sua viagem com relativa antecedência irá conseguir encontrar opções bem interessantes. Especialmente se estiver a planear a sua viagem para uma época alta, como o verão ou a passagem de ano.
Do aeroporto ao centro da cidade poderá apanhar o comboio. É directo e as informações são muito claras. É uma ligação regular, que sairá bem no centro de Amesterdão, permitindo deslocar-se de forma relativamente fácil desde o aeroporto de Schipol até ao seu alojamento.

ONDE FICAR

Sendo um dos principais destinos turísticos Europeus, Amesterdão tem uma vasta oferta no que diz respeito a alojamentos. Poderá optar por um hotel ou residencial, ou uma opção mais económica, como um hostel. Tem ainda a opção de um quarto ou apartamento. Para isso, utilize um dos diferentes sites disponíveis na internet, como o Booking ou o AirBnB.
No momento de escolher o seu alojamento, tenha em atenção vários factores. O preço, obviamente, mas também a localização, os comentários de outros hóspedes e os serviços incluídos, por exemplo. Tudo isso influencia de forma determinante a eficiência, o preço e o sucesso da sua viagem.

Amesterdão - Rua

O QUE VISITAR

Amesterdão é uma cidade extremamente cultural, com 51 museus. Existe um cartão disponível, o “I Amsterdam Pass”, que pode ser adquirido nos pontos turísticos, e que além de permitir entrar na maioria desses museus de forma gratuita, permite utilizar os transportes públicos.
Perder-se nas ruas de Amesterdão é simples e muito bonito. Bairros como o Jordaan são extremamente apelativos, além de que, os passeios ao longo dos canais, fazem desta uma cidade extremamente romântica.
Obviamente que não podemos deixar de fora as famosas coffeeshops e o Red Light District. A visita é igualmente obrigatória, mesmo que seja só para isso mesmo – visitar. Contudo, o Red Light District tem mais interesse durante a noite, já que durante o dia a maioria das coisas estará encerrada.

Amesterdão - Red District

O QUE FAZER

Existe duas coisas que não poderá deixar de experimentar se quiser aproveitar a sério Amesterdão. A primeira é passear de barco pelos seus canais. Os quatro mais importantes, no centro da cidade – Prinsengracht, Herengracht, Keizersgracht e Singel – têm todos barcos turísticos, que permitem conhecer a cidade de outra perspectiva, ao mesmo tempo que é revelada a sua história. Para evitar filas longas, pode comprar o seu bilhete online.

A outra coisa que não poderá deixar de experimentar é andar de bicicleta. Como é sabido, Amesterdão é famosa pelas suas ciclovias, sendo a cidade da Europa com mais ciclistas na estrada. Por isso, conduzir em duas rodas é algo que vai querer experimentar. É bastante fácil alugar uma bicicleta, já que existem vários rent-a-bikes. Mas tenha cuidado. Os holandeses são ciclistas experientes e conduzem muito rápido.

O QUE COMER

Finalmente, mas não menos importante, não deixe de dar importância à experiência gastronómica. Amesterdão, mas toda a Holanda em geral, têm uma cultura gastronómica muito rica e intensa, que poderá descobrir nos vários restaurantes espalhados pela capital. Além disso, sendo uma cidade com uma grande dimensão multicultural, também encontra vários restaurantes de várias proveniências do Mundo: italianos, nepaleses, japoneses, chineses, etc.

Amesterdão - Stroopwafel

No entanto, não deixe de provar as famosas stroopwafels, as famosas bolachas holandesas recheadas com caramelo, que se vendem um pouco por toda a parte. E, claro, a famosa tarte de maçã, uma famosa sobremesa que não falta em qualquer café de Amesterdão.